© 2025 sergio

A injustiça do etarismo discriminatório que ignora o valor da experiência e desrespeita o conhecimento.

“Demitir um profissional aos 58 anos é condená-lo a um destino cruel: velho demais para o mercado, novo demais para a aposentadoria, e invisível para a sociedade. É ilegal e desumano!

Quem demite um talento maduro ignora o valor da experiência – e reforca uma cultura que descarta antes de cuidar.

Estamos assistindo sentados e calados uma série de injustiças direcionadas à pessoas com base no etarismo.

Falamos muito por aqui sobre a falta de oportunidades para pessoas 50+ que não são sequer selecionadas nas plataformas de emprego por conta dos algoritmos, e quando conseguem omitir sua data de nascimento e são chamadas para uma entrevista, são rejeitadas e discriminadas, muitas vezes ostensivamente, pelos recrutadores.

Mas precisamos falar também sobre as demissões baseadas exclusivamente pela idade.

Uma pesquisa mostrou que 1 em cada 4 profissionais já foi demitido por conta da idade, confirmando que o etarismo no mercado de trabalho é uma realidade.

Isso significa que 24% dos trabalhadores relataram ter perdido o emprego por serem considerados velhos demais para o cargo, de acordo com levantamento da Vagas.com, Colettivo e Talento Sênior.

É importante ressaltar que, apesar de dados da pesquisa, a demissão motivada exclusivamente pela idade é considerada ilegal no Brasil, ferindo o princípio da dignidade da pessoa humana.

Fazendo uma breve busca na internet vemos vários casos jurídicos de empresas que tiverem que recontratar ou indenizar trabalhadores demitidos somente por causa da idade.

Em um dos casos a juíza disse “a utilização do critério idade para a demissão de funcionários avilta os direitos esculpidos nos artigos 7º, XXX e 230, da Constituição Federal, e revela o nefasto preconceito contra a pessoa idosa, o que deve ser veementemente combatido, assegurando-se a todos a igualdade de oportunidades e de tratamento”.

Demitir um funcionário perto dos seus 60 anos, e a poucos anos de se aposentar, demonstra falta de empatia além de falta de humanidade, pois essa pessoa ficará totalmente desamparada e sem condições de se sustentar por anos, até começar a ganhar sua aposentadoria, que provavelmente ainda será bem menor do que o seu salário.

Créditos: (Ester Morgan) – Head-Hunter, Palestrante, Docente, Youtuber, especialista em Desenvolvimento de Carreiras e Mentora especializada em Varejo e Serviços e editado por Helton Velilla
Facilities | Gestão de Contratos | Gestão de Operações | Gestão de Terceirizadas & Infraestrutura | Gestão Orçamentária | Compras | Administrativo via Linkedin

hashtag#estermorgan hashtag#excelenciarh hashtag#rh hashtag#topvoice hashtag#linkedincreator
hashtag#topcreator