© 2015 sergio

As marcas pertencem cada vez mais aos consumidores.

Conceitos modernos, como o Individualized Selling Proposition design amplificam ideias e gnoses sobre aprofundamentos na essência da marca, análise de cenários, estudo do ambiente de competição do mercado, identificação de tendências, até a investigação do negócio cliente e do target. Ora, propõe com sua possibilidade, uma proposta trabalho multidisciplinar tangibilizados pelo sígno estratégico e o conhecimento do mercado.
Estabelecendo assim uma geração de valor para as marcas com foco em sua essência e nas necessidades e desejos do consumidor.
O foco da marca deixa de ser a criação e comunicação de uma promessa, mas seu cumprimento. Assim, a marca deve ser enraizada na cultura da organização e visão, conectado com as necessidades e aspiracões das pessoas.
A inovação está centrada na observância da promessa da marca por meio de novos produtos, serviços, processos ou modelos de negócios.
Com as principais diretrizes estratégicas para a construção de valor definidas, deve-se então, para qualquer negócio, um conjunto de ferramentas que nos ajudem a traduzir esta estratégia em expressões visuais e verbais, capazes de criar as condições necessárias para que a experiência entre sua marca e seus públicos de interesse seja sempre única, diferenciada e relevante.

Pensando assim, como meta é necessário entender o universo de valor do negócio, compreender seu mercado de atuação, quem são os players, e como se constroem suas relações com
seus públicos de interesse. Para isso, há uma reflexão sobre o contexto econômico, social, e cultural do seu negócio.

Assim haverá como repensar a lógica de criação, sua entrega e captura de valor por parte de sua organização.
Ora catalisamos deste modo a renovação de sua capacidade de gerar valores relevantes para seus clientes e prospects.

Podemos deste modo dividir o largo entendimento da marca em três universos, assim classificados:

ESTRATÉGIA DE MARCA
Pesquisa
Análise de tendências e mercado
Essência de marca
Proposta de valor para a marca
Arquitetura de marca
Plataforma de marca

EXPRESSÃO DE MARCA
Identidade física
Brand naming
Identidade de marca
Look & Feel
Design estrutural
Design gráfico
Visual merchandising
Store Design

CULTURA DE MARCA
Ativação de cultura de marca
Experiência de marca
Brand Innovation

Para cada caso, há uma discursão dos meios e fundamentos que contornam estes cenários. Cada qual ao seu modo, potencializam seus resultados.

Outrassim, as marcas devem assumir-se, como importantes instrumentos que permitam aos consumidores estabelecerem uma identidade desejada ao ligarem-se às pessoas, corporações ou aos “objetos desejados”. O desafio é criar marcas modernas que abraçam os “espaços emocionais” destes consumidores. Na busca por este posicionamento, a marca deve respeitar esses conteúdos, e adaptar a sua oferta de valor a esse contexto da imagem, remetendo este vínculo de memória ao cliente ou dando a eles maior identidade para cada negócio.

Responde-se, assim, à necessidade mais imediata dos clientes, dos seus produtos de consumo e aos ambientes de mercado, num amplo contingente de ações e trabalhos executados, e especificamente, dando a estes clientes, de um modo geral, cada vez mais poder junto aos consumidores e junto às empresas ansiosas por mudanças de imagem e mercados.