© 2016 sergio

Lucubrações sobre Gestão dos Ativos Industriais: uma visão técnica da problemática

A gestão de ativos industriais, particularmente dos que dotam as incumbências da manutenção moderna insere-se no ciclo moldal de uma Companhia e deve permitir que a estratégia operacional desenvolva e mantenha as capacidades preteridas para a obtenção dos resultados sustentáveis das empresa e de seus objetivos definidos ao negócio corporativo.

Isto ocorre no nível estratégico, mas não disassocia e nem renuncia sua condição tática e operacional das empresas.

Ora, toda e qualquer manutenção, por mais óbvia ao seu propósito, produz invariavelmente associações aos resultados da gestão e compreende princípios primários como BOM REPARO, MELHORA NA EFICIÊNCIA, BUSCA ELIMINAR O TRABALHO E GERAR REDUÇÕES DE CUSTOS.

Todavia, fatores tecnológicos, tais como:
•os altos níveis da automação da indústria moderna;
•a telemática e sistemas de monitoramento online;
•o aumento da tecnologia sem fio;
•tantas alianças estratégicas baseadas em conhecimento e know-how técnico;
•legislações e códigos ambientais;.
•e a sustentabilidade, redesenharam estas condições restabelecendo novas dimensões e formatos econômicos do capital industrial tornando-se um grande desafio da gestão moderna.

Coadulando o plano ESTRATÉGICO desta nova condição, a manutenção integrada a estratégia das Companhias tornou-se um calcanhar essencial para a confirmação dos ativos das plantas industriais.
Ainda que condicionadas a outros fatores, pretere-se obter:

-paradas mais curtas;
-tempo de reparo menor;
-confiabilidade.
-perdas de produção tendendo a zero;
-máximo tempo entre falhas;
-custo do ´não fazer`;
-descarte dos ativos;

Exemplos disto, denota das mineradoras, do uso e desgastes de seus equipamentos mais rotineiros, advém da metodologia da gestão de ativos para qualquer projeto de mineração e consiste num fator decisivo para o desempenho das operações de uma mina. Desta forma, fica claro que o desafio enfrentado pelas equipes de planejamento quando da tomada de decisões referentes à utilização dos ativos disponíveis dentro das limitações ocorrentes no dia-a-dia de suas atividades torna os resultados obtidos deste processo uma importante ferramenta KPI desta avaliação.