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O que há por trás da embalagem

Embalagem de um produto é uma de muitas ferramentas usadas para <strong>comunicar o posicionamento de uma marca</strong>.

Isto é um tanto conceitual e aparentemente óbvio, mas que contém um alto valor agregado.

Esta lógica visual, de tanto mais bela e funcional, torna a relação produto e consumidor uma incesto visual de álibi sensorial que aproxima o belo e o gosto na afinidade das escolhas das marcas. Um efeito subliminar e inconsciente, a despeito dos atrativos que as embalagens ostentam em sua apresentação, mas que dão maior impacto e força na hora da escolha de um produto no ponto de venda.

Uma embalagem é antes de tudo uma fachada importante, que move o estímulo da compra, a preferência por esta ou aquela marca, em uma confusão aos sentidos visuais dispostos e que a “marca” determina como valor na opção daquele produto.

Logo, a embalagem deve:

1. <strong>Comunicar a identidade</strong> de uma marca, <strong>diferenciando-a</strong> dos concorrentes, contando uma história e trazendo <strong>valor agregado</strong>;

2. Trazer atenção ao produto e à marca no <strong>ponto de venda</strong>;

3. <strong>Posicionar</strong> um produto dentro de uma faixa de preço ou categoria;

4. Comunicar <strong>informações técnica</strong>s sobre o produto, como instruções de uso, informações nutricionais, etc.

E tudo isso pode ser alcançado através do design. O design da embalagem deve refletir as qualidades e valores associados à marca. Muitas vezes <strong>o próprio design de embalagem pode ser a vedete do posicionamento de um produto</strong>. Além disso, uma embalagem pode durar além de seu conteúdo, podendo ser usada como <strong>item colecionável</strong> ou souvenir, criando uma <strong>relação emocional</strong> com o consumidor.

Refletir o posicionamento da marca é importantíssimo e tem em seus aspectos intrísecos um conjunto de estímulos coletivos capazes de conter a essência de uma marca e os principais elementos diferenciadores de um produto.  Todavia, embalagens têm <strong>funções básicas </strong>que não podem ser negligenciadas, como: <strong>proteger, transportar e conservar</strong> o produto,  serem <strong>ergonômicas</strong> e não trazer dificuldades ou frustrações quando manipulada pelo consumidor.

Atualmente, as embalagens devem ser cada vez mais <strong>sustentáveis</strong>, devido à crescente preocupação com os danos causados pelos impactos da humanidade no planeta. Embalagens refil, biodegradáveis, com mais vincos e encaixes em vez de cola, ou então o uso mínimo de embalagens atingem o crescente número de consumidores preocupados com o meio-ambiente.

Concluimos que o uso do design para criar mensagens que comuniquem a identidade da marca é essencial. Uma embalagem diferencia um produto do outro. O design da embalagem pode até se tornar mais importante que a qualidade do produto, criando uma relação emocional com o consumidor e agregando valor à marca. Ambas, o design e os valores de uma marca, quando visualizados na embalagem, poderão determinar a força desta marca ou se mal combinados, desinteressá-la ao cliente mais exigente.

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