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O que há por trás da embalagem

 

Embalagem de um produto é uma de muitas ferramentas usadas para comunicar o posicionamento de uma marca.

Um tanto conceitual e aparentemente óbvio, mas que contém um alto valor agregado.

Esta lógica visual, de tanto mais bela e funcional, torna a relação produto e consumidor uma incesto visual de álibi sensorial que aproxima o belo e o gosto na afinidade das escolhas das marcas. Um efeito subliminar e inconsciente, a despeito dos atrativos que as embalagens ostentam em sua apresentação, mas que dão maior impacto e força na hora da escolha de um produto no ponto de venda.

Uma embalagem é antes de tudo uma fachada importante, que move o estímulo da compra, a preferência por esta ou aquela marca, em uma confusão dos estímulos de compra em que o visual dispõe e a “marca” determina como valor na opção daquele produto.

Logo, a embalagem deve:

1. Comunicar a identidade de uma marca, diferenciando-a dos concorrentes, contando uma história e trazendo valor agregado;

2. Trazer atenção ao produto e à marca no ponto de venda;

3. Posicionar um produto dentro de uma faixa de preço ou categoria;

4. Comunicar informações técnica sobre o produto, como instruções de uso, informações nutricionais, etc.

E tudo isso pode ser alcançado através do design. O design da embalagem deve refletir as qualidades e valores associados à marca. Muitas vezes <strong>o próprio design de embalagem pode ser a vedete do posicionamento de um produto. Além disso, uma embalagem pode durar além de seu conteúdo, podendo ser usada como item colecionávelou souvenir, criando uma relação emocional com o consumidor.

Refletir o posicionamento da marca é importantíssimo e tem em seus aspectos intrísecos um conjunto de estímulos coletivos capazes de conter a essência de uma marca e os principais elementos diferenciadores de um produto.  Todavia, embalagens têm funções básicas que não podem ser negligenciadas, como: proteger, transportar e conservar o produto,  serem ergonômicas e não trazer dificuldades ou frustrações quando manipulada pelo consumidor.

Atualmente, as embalagens devem ser cada vez mais <strong>sustentáveis</strong>, devido à crescente preocupação com os danos causados pelos impactos da humanidade no planeta. Embalagens refil, biodegradáveis, com mais vincos e encaixes em vez de cola, ou então o uso mínimo de embalagens atingem o crescente número de consumidores preocupados com o meio-ambiente.

Concluimos que o uso do design para criar mensagens que comuniquem a identidade da marca é essencial. Uma embalagem diferencia um produto do outro. O design da embalagem pode até se tornar mais importante que a qualidade do produto, criando uma relação emocional com o consumidor e agregando valor à marca. Ambos, o design e os valores de uma marca, quando visualizados na embalagem, poderão determinar a força desta marca ou se mal combinados, desinteressá-la ao cliente mais exigente.