Visual Design, Marketing, Branding e Gestão Estratégica.
Profissional sênior, especializado em branding e design estratégico, com um talento voltado para negócios de ênfase em Design Thinking: o que desenvolvo é um ciclo que envolve pesquisa, implantação e experiência da marca, aplicado a gestão estratégica.
Sergio Miranda
Habilidades profissionais nas áreas de comunicação visual, marketing, planejamento estratégico voltados para o desenvolvimento de gestão de ações de trade, marketing, ações de propaganda e publicidade, implementação de estratégias em projetos de operações comerciais B2B e B2C, da iniciativa privada e do segundo e terceiro setor por meio do:
Organizational Selling Proposition
Brand Selling Proposition
Individualized Selling Proposition Design
Portfólio
Experiência em: criação, direção de arte, desktop publishing, front end, desenvolvimento presentation e escrita de "inteligência" estratégica para clientes e produtos. Desenvolvo trabalhos e conteúdos seguindo três frentes interpletantes:
ESTRATÉGIA DA MARCA.
Minha meta é entender o universo de valor de cada negócio, compreender seu mercado de atuação, quem são os players, e como se constróem suas relações com seus públicos de interesse. Para isso, busco uma reflexão sobre o contexto econômico, social e cultural para cada situação por meio de: pesquisa, análise de tendências de mercado e essência da marca.
EXPRESSÃO DA MARCA.
O objetivo é ajudar repensar a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte da organização. Por meio da análise do conhecimento e do trabalho de cocriação de multidisciplinar, são gerados insights tangibilizados pelo design: identidade verbal, brand naming, identidade da marca, design gráfico e visual merchandising.
CULTURA DA MARCA.
Desta metodologia potencializo uma capacidade racional e intuitiva de gerar ideias que sejam economicamente viáveis e emocionalmente significativas: avançando em direção à inovação, buscando sempre uma oportunidade de estar à frente dos concorrentes, unicamente com o objetivo de agregar valor aos clientes pela ativação de cultura de marca, experiência de marca, brand Innovation, design thinking e brand studio.
-
UX ESTRATÉGIA
Gerenciamento de marketing e implantação do canal de distribuição da Apple em Minas Gerais, entre 1989 e 1997 :View presentation, vendas e atendimento -
BRAND NAMING
-
INOVAÇÃO DE VALOR
-
VISUAL MERCHANDISING
-
Advertising
-
IDENTIDADE VISUAL
-
Charges e cartoons
-
DESIGN THINKING
-
MARKETING
-
BRANDING
-
DESKTOP PUBLISHING
-
GESTÃO WEB
-
Desktop Publishing
-
Desktop Publishing
-
BRANDING
-
WEB DESIGN
-
VISUAL MERCHANDISING
-
BRANDING
-
MARKETING POLÍTICO
-
VISUAL MERCHANDISING
-
DESIGN
-
MARKETING
Expertise
Experiência multidisciplinar nas áreas de propaganda e publicidade, com formação acadêmica multinível e talento voltado para atividades de comunicação, marketing, gestão estratégica, planejamento e Business Inteligence (BI).
-
c
INBOUND E OUTBOUND MARKETING
Concepção, insights, desenvolvimento de conteúdos, escrita de "inteligência" de mercado para clientes de diferentes segmentos de mercado: tanto para a iniciativa privada e outros projetos voltados para a esfera pública.
-
a
GESTÃO ESTRATÉGICA e COMPLIANCE
Planejamento organizacional e controle das atividades reguladoras de processos aplicados em empresas e negócios. Estudos de viabilidade, análise de cenários e diretrizes de marketing.
-
d
Business Inteligence (BI)
Inteligência empresarial. Desenvolvimento de um conjunto de técnicas, indicadores e ferramentas para auxiliar na transformação de dados brutos em informações significativas e úteis a fim de analisar um determinado aspecto da empresa.
-
f
Desktop Publishing
Criação, editoração e producão gráfica.
-
p
UX DESIGN
Desenvolvimento do processo criativo de convergência estratégica com o design thinking e mídia multinível.
-
m
FRONT END
Editoração de layouts, estudos de navegabilidade e wireframe aplicados em mídia WEB.
Experiência
Atuação em toda cadeia do processo criativo, de comunicacão e organizacional de empresas e clientes, por meio do desenvolvimento visual, conteúdos técnicos, estudos de cenários, planejamento estratégico e gestão de processos.
-
CASE DE MARKETING E UX ESTRATÉGIA
Planejamento
Genesys MacWarium - APPLE RESELLER
Canal de distribuição e revendas Apple
MERCADO
Com a abertura dos portos e advento da lei de reserva de mercado (1992) os computadores Macintosh, enfim, puderam entrar no mercado brasileiro. A Genesys MacWarium, dentre os vários “dealers” “value-added reseller” (VAR) implantados pelo canal de distribuição da Apple Brasil passou a oferecer em seu mix de revenda soluções completas de hardware, software, network, entretenimento e assistência técnica. O crescimento do mercado SOHO (home and office) elevou as vendas dos computadores pessoais e redirecionou, seu foco historicamente concentradas no mercado corporativo, para o uso e fins domésticos. Considerados caros, os Macs, também desconhecidos no mercado brasileiro, buscaram neste cenário dominados pela concorrência de PCs’s (personal computers) baseados em ambiente operacional Windows, além de conquistar de vez sua posição juntos aos micreiros apaixonados pela pelo patraforma concorrente da Microsoft, buscou aumentar sua fatia de participação nos mercados de computadores.
PROBLEMA
Desenvolver uma campanha de posicionamento de mercado para o canal de distribuição dos produtos Apple Macintosh na região de Minas Gerais, que buscasse ampliar a base instalada destes computadores, e óbvio,conquistar novos clientes.
SOLUÇÃO
A campanha proposta foi realizada em duas etapas, inicialmente institucional, buscava mostrar ao público em geral as vantagens de comprar um computador Apple em uma revenda autorizada, indicando ao novo comprador, deste modo, a existência de garantias e suporte, da consultoria, implantação e assistência técnica, seja corporativa, pessoal, por balcão, “on site” ou através de contratos de manutenção. Foram estruturadas ações de vendas tipo “corpo-a-corpo”, consultoria “porta-a-porta”, propaganda em revistas especializadas, divulgação em eventos, participação em feiras do setor e um telemarketing ativo. Na segunda etapa, promocional, todas as ações comerciais e de divulgação foram estipuladas para os mercados verticais (SOHO, educacional, pré-impressão, arquitetos e decoradores). Os anúncios com apelos temáticos exploravam temas associados as necessidades mais preementes de cada cliente, estreitando ainda mais os diferenciais dos computadores Apple, como design, interatividade, facilidade de uso, aprendizado e seus padrões de compatibildade. Ampliando estas ações foi criado um catálago pioneiro de venda de produtos de informática através de telemarketing e redimensionando as praças atendidas por aquele canal.
-
STORE DESING E VISUAL MERCHANDISING
ComunicaÇÃO VAREJO
MERCADO CARRO
MERCADO
A FC Distribuira, líder no mercado de som e acessórios para veículos automotivos buscava ampliar sua operação B2B para B2C, de modo abrir uma loja conceito de Varejo Especializado inédita e inovadora para o mercado de Belo Horizonte.
PROBLEMA
Concepção estratégica e estudo de viabilidade para mudança B2B para B2C da FC
DISTRIBUIDORA. Elaboração de um Plano de Ação, Comunicação e releases para a Inauguração e ativação do PDV. Formação do Midia Kit, captação dos parceiros, formadores de opinião, investidores e formação network.
SOLUÇÃO
Criação, editoração e producão gráfica. Desenvolvimento do processo criativo de convergência estratégica com o design thinking e mídia multinível.Desenvolvimento da identidade visual, planejamento estratégico, comunicação varejo e gestão web.STORE DESIGN: Layoutização, ambientação de lojas, desenvolvimento da comunicação PDV. Sinalização e circulação.
-
DESIGN THINKING E USER EXPERIENCE
VALOR DA MARCA
ATELIER BELLAR
MERCADO
Em dezembro de 2007 a Bel Lar completou quarenta anos de existência se orgulhando muito desse caminho percorrido.
Uma história de sucesso construída com muita seriedade e respeito aos clientes. A qualidade e garantia de procedência dos seus produtos, aliada ao atendimento personalizado e especializado fizeram da Bel Lar sinônimo de excelência no mercado de revestimentos, louças, metais e acessórios.
PROBLEMA
Desenvolver ações de divulgação das marcas de portfôlio através de ações de venda e divulgação publicitária que visassem apoiar as ações do comercial por meio de broadsides, e-commerce, merchandising e estruturação de células de negócios.
SOLUÇÃO
Ampliação das células de negócios através da venda no varejo, vendas corporativas voltada para construtoras e pelo Atelier Bellar - espaço office-less e show-room permanente assinado pelos principais especicadores do mercado sob e material de suporte para ações pontuais de divulgação em pontos de venda, suporte publicitário para lançamentos de campanhas regionais de produtos de portfólio, folhetos cooperados e campanhas de incentivo de vendas. Lançamento do site www.bellar.com.br.
-
SUSTENTABILIDADE.
TERCEIRO SETOR
PROJETO LENHA LEGAL
CENÁRIO
Em Capitão Enéas, município no norte de Minas, para uma família extremamente carente, que utiliza o fogão a lenha para o preparo de alimentos, o suprimento da madeira para a queima é difícil e dolorosa. Muitas vezes ilegal e perigosa.
Considerando uma média de 06 metros cúbicos de lenha retirados na região por família a cada período de 365 dias, temos um consumo total de 6.000 metros cúbicos por ano, extrapolando o consumo para 1.000 famílias, número estimado de lares que se utilizam deste recurso.PROBLEMA
Ao usarmos para efeito de projeção do dano ambiental, o consumo anual destas famílias equivale ao desmatamento de 300 hectares/ano. O mais espantoso é que entre estes 300 hectares poderão estar uma grande parte de áreas de preservação permanente, uma vez que o critério de escolha do local de corte é exclusivamente o da proximidade da residência do interessado.
SOLUÇÃO
Foi oferecido às famílias carentes que utilizam lenha para uso doméstico, um suprimento de origem legal e colocado a uma pequena distância das residências, cessando a pressão sobre o meio ambiente. Por meio de políticas ambientais e de impacto social foi desenvolvido ações de mitigação e protecão ambiental com geração de renda para as família participantes.
Foram envolvidos parceiros como Ministério Público, IEF - Instituto Estadual de Florestas, EMATER - MG, Organizações Não Governamentais, Polícia Militar, Rotary, Maçonaria e demais representantes da sociedade civil organizada.
Skills
Principais atividades desenvolvidas entre 1989 ate 2024 em empresas públicas e privadas, nas áreas de atividade industrial, comunicação social, marketing, design gráfico, web design, mídia de performance (Google Ads e Meta Ads) e gestão estratégica.
Educação e Mercado
Bacharel em comunicação social, graduado em Propaganda e Publicidade, pós-graduado em Marketing e MBA em gestão estratégica.
-
Anos 80
TÉCNICO EM MecÂNICA INDUSTRIAL .
CEFET|MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
MANUTENÇÃO PREVENTIVA E CORRETIVA.
Manutenção mecânica em linhas de montagem industrial e equipamentos fora-de-estrada.
Habilitação em mecânica de fluídos.
Capacitação em mecânica de montagem e ajustagem.
Desenho mecânico e interpretação.Habilitação em metodologia de qualidade, tais como: CCQ, Grupos de Melhoria, TPM, Programa 5S e FAPS – Fiat Group Automobiles Production System – WCM - Word Class Manufacturing.
Capacitação para parceiros da Segurança, Saúde e Meio Ambiente – PSSMA – Comau do Brasil
Manufatura Enxuta - Experiência em análise de investimentos em projetos de novos produtos e processos, envolvendo especificações técnicas de máquinas, equipamentos e ferramentas. Atuação na otimização de layout e processos, visando redução de tempos e custos. Desenvolvimento e qualificação de fornecedores. Análise de projetos e tryout de equipamentos. Levantamento de tempos de fabricação Cronoanálise. Análse da qualidade do produto e foco no aumento da produtividade. Pré-análise da ferramenta com objetivo de indicar a razão da não conformidade do produto e facilitar a manutenção. Acompanhamento do planejamento e controle da produção e todas as suas rotinas.
Empresas em que atuou: VALE, NEWARK, BMS Belgo Mineira Sistemas e COMAU do BRASIL- Grupo Fiat Automóveis.
-
Anos 90
Bacharel em comunicaÇÃO soCIAL Com habilitaÇÃO EM PROPAGANDA E PUBLICIDADE.
UNI-BH - Faculdade de Filosofia e Ciência de Belo Horizonte
Elaboração e execução de projetos gráficos.
Identificação de novos negócios e de projetos comerciais.
Direcionamento e negociações das atividades reguladoras da área comercial e de divulgação.
Gerenciamento de marketing e de produtos.
Prospecção e desenvolvimento comercial.
Publicidade e propaganda.Empresas em que atuou: MPM Lintas, Genesys Macwarium e Nietzsche Design.
-
Anos 2000
PÓS-GRADUAÇÃO EM MARKETING e MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA
UFMG
Planejamento estratégico.
Elaboração e execução de projetos gráficos.
Identificação de novos negócios e de projetos comerciais.
Direcionamento e negociações das atividades reguladoras da área comercial e de divulgação.
Análise e desenvolvimento de relatórios de performances.
Análise de margens de comercialização.
Branding especializado e design estratégico.
Marketing 3.0Empresas em que atuou: Railroad Comércio e Indústria.
-
Presente
Client Share
MERCADO
UX design.
UX estratégico.
Branding especializado e design estratégico.
Marketing 4.0
Empresas em que atuou: Nietzsche Design.
“Por definicão, o Design Thinking é uma nova abordagem ao modelo de negócios tradicionais – centrados nos indivíduos, que coloca o indivíduo em primeiro plano, o compreende e co-cria com ele.”
Paul Harris e Gavin Ambrose
Ora, todo o interesse é na medida que falta ao interessado. E todo interesse é suicidário, busca eliminar sua condição. SE NÃO HÁ MAIS FALTA, NÃO HÁ MAIS INTERESSE.... ”
Sergio miranda em seu Blog discursodasmidias.com.br: A VERDADE SE DECRETA.
“ O Estado é o mais frio de todos os monstros frios; mente friamente e eis a mentira que escorrega da sua boca:‘ Eu, o Estado, sou o Povo’.” ”
Nietzsche
Blog
Comunicação e Marketing por Sergio Miranda
09/01/2015
O PAPEL SOCIALIZANTE E IDENTIFICATÓRIO DOS INDIVÍDUOS NA REVOLUÇÃO DO CAPITAL IMATERIAL
“A Publicidade é um cadáver que nos sorri”: nesse cenário, não como uma tendência, mas uma evolução natural do mercado, que procuram se especializar mais em outros campos da comunicação para poder entregar um projeto mais eficiente, como no reality show. A comunicação evolui e não se apóia mais só em publicidade, mas hoje em vários novos formatos de mídia. Definitivamente, rompemos com os “recalques” (do processo psíquico que no momento do trauma provoca o esquecimento de um desejo inconciliável com a moral social), e relembrando George Orwell, em seu famoso 1984, em seu notório e visionário conclame desta revolução de comunicação que situa-se além da resistência e opõe a que determinadas experiências amargas de nossa existência que retornem à consciência."...
08/20/2015
A LÓGICA CULTURAL DO CAPITALISMO IMATERIAL E O CARÁTER DIALÉTICO DA COMUNICAÇÃO.
"Tornou-se banal a queixa de que somos invadidos, submergidos pelo dispositivo ideológico de toda natureza que povoam os interesses da mídia e do poder, que notoriamente exploram e mapeiam esta palinódia. É um preconceito que devemos justificar, pelo menos em parte, que tal efeito tenha papel delineador deste produto de audiência e relacionamento de consumo. De fato, a vida moderna está muito associada ao estilo de vida do novo consumidor, mais do que pelas possibilidade das escolhas e desejos que a publicidade produz. A figurativização do objeto pela imagem publicitária garante a sua inserção no mundo cotidiano pelo seu entrelaçamento duálico entre ficção e realidade.”...
08/11/2015
Apoplexia do meu eu publicitário.
"Há certas coisas que não podemos remendar. Assim, entrei para a propaganda mineira. Já que mineiros são “greenwashing”, por acaso a propaganda é impessoal. E assim se foram 25 anos de minha vida. Os outros 25, eu andei de carrinho de rolimã, empinei “papagaio e joguei futebol pelas ruas em campos improvisados. Eu era analógico, claro! Naquela década, nos idos 80, não havia ainda novas revoluções dos costumes, nem foi uma década de rompimento com nossos antepassados, seus dogmas, seus valores, como foram nos anos 70. Sinceramente, até hoje,nada foi como antes. Prefiro muito mais os ideiais destes tempos a ter conviver com incoerência da Geração Xuxa que revogou da inteligência política, da culturação dos termos para adotar o significado da banalidade social. Credo! Em compensação, foi a década da mais rápida, radical, definitiva transformação econômico-política internacional de que se teve notícia no século."...
Contato
Aguardo seu contato.