Percebe-se que no mundo cada vez mais globalizado, e diante das várias mutações no cenário organizacional vê-se a necessidade de adaptação na forma de gerir e supervisionar ações e principalmente pessoas, que aqui se tornaram o foco principal de nossa discursão.
Fala-se da vinculação entre estratégias organizacionais e administração dos recursos humanos na perspectiva de que são as pessoas os responsáveis por exercer as atividades organizacionais. Logo se questionarmos sobre as novas tecnologias, entrarem em discussão sobre competências e a atuação das pessoas em atuarem como diferencial competitivo para as organizações.
Autores como Chiavenato (1997), Albuquerque (1997), e Sarsur (1999), caracterizam a satisfação humana como uma das preocupações da organização no exercício da administração de recursos humanos que a cada dia já se encontra diante da exigência de expansão dos seus processos que devem ir além de realização de processos, essa deve estar de fato em consonância com a gestão estratégica criada em torno de aspectos psico-sociais com aplicação na atribuições praticas norteadas pelos objetivos da organização.
Organizações e pessoas são assuntos que não se dissociam, uma vez que se pode dizer que as pessoas e o trabalho que exercem são parte integrante das organizações nos seus processos e em sua suma existência visando o alcance dos seus objetivos.
Nesse cenário de mudanças em que as organizações estão inseridas, as novas tecnologias e a forma de atuação das pessoas são os principais fatores a serem analisados e considerados para que seja planejado a forma de gerir as pessoas no contexto organizacional. Otimizar o trabalho humano é um dos principais focos que as empresas utilizam para se inserir nesse contexto. Sendo assim, de acordo com Flannery, Hofrichter e Platen (1997) administrar os recursos humanos constitui uma estratégia de posicionamento de mercado e de construção de vantagem competitiva, através de uma remodelagem e ampliação na forma de gestão, no foco dado a esse âmbito e aos instrumentos utilizados nesse processo, de mudança.