© 2011 sergio

A informação como ato de comunicacão!

 

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Não se deve confundir responsabilidade e culpabilidade da mídia e os meios de comunicação no encontro de formação de perfil dos públicos e de suas preferências. Capra (1985) comenta que a ação sugestionadora dos meios de comunicação de massa, alertando que a finalidade exclusiva da mídia é o condicionamento do público ao consumo de toda espécie de bem e/ou serviço, dentre os quais destacamos o lazer. Ousando ir além, vamos recorrer aqui a Ianni (1999), ao entender que na era da globalização, a mídia representa a articulação entre várias instâncias hegemônicas, que por sua vez assume o papel de príncipe eletrônico. A responsabilidade das mídias, de início, está na seleção dos acontecimentos.

(…) A responsabilidade se prolonga nos modos de tratamento do acontecimento relatado. Entre o risco de uma redundância que tiraria a dramaticidade da  informação (como das reportagens ao vivo) e o da montagem que levaria a enganação (como nos <em>reality shows</em>), o discurso mídiatico deve resolver a contradição que está inscrita em seu próprio contrato: em nome da credibilidade, deve mostrar a realidade numa relação de transparência: em nome da captação, carrega as tintas no drama humano. (Charaudeau, 2006, p.273)