© 2025 sergio

Fundamentos de um plano de marketing de excelência

O plano de marketing é o instrumento que irá definir os objetivos de marketing e criar as estratégias necessárias para alcançá-los. É peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio e mantém o time de marketing focado nos resultados. Entretanto, por mais simples que seja a sua definição, o processo para criar um planejamento pode ser desafiador. Muitas vezes, os objetivos são difíceis de serem encontrados ou faltam ideias para criar estratégias sólidas.

Existem, ainda, variáveis de mercado que você deve considerar, porém não pode controlar, exigindo que o plano seja robusto, porém flexível ao mesmo tempo para se adaptar às mudanças. Contudo, viver sem ele é um grande risco. Sem um planejamento, são grandes as chances de uma empresa desviar de seu caminho e se perder.

Preciso mesmo criar um plano de marketing?

Para criar este minicurso sobre plano de marketing, utilizamos como base diversas fontes de conhecimento, tanto teóricas quanto empíricas. Combinando a isso, vem também o conhecimento publicado em sites renomados, para citar este blog post que gosto muito do Entrepreneur.com, além de Harvard Business School, Wharton, entre outros.

Os principais motivos que levam as empresas a desenhar um plano de marketing são: crescimento de receita de forma estratégica, retenção de clientes e maior reconhecimento de marca.

Uma pesquisa realizada pela RD Station sobre o panorama de marketing e vendas no Brasil apontou que 75% das empresas entrevistadas não bateram suas metas. A grande causa disso não é somente ou exatamente a falta de planejamento, mas de ter um planejamento ruim e, especialmente, não realizar o acompanhamento dele (exatamente, mesmo um planejamento ruim executado com disciplina e determinação, pode dar resultados positivos).

Veja que, das mais de 1.600 pessoas que já se cadastraram para receber nossos materiais ricos, 55% indicaram que o “Planejamento” está entre os principais desafios de marketing. Ainda, 41% das pessoas informaram que “Mensurar Resultados” é uma dificuldade.

Não ter um plano de marketing bem estruturado e uma rotina de acompanhamento, faz com que no curto prazo as empresas percam o foco nos objetivos, não batam suas metas e percam o controle das análises de resultados. No longo prazo, pode ser ainda pior, fazendo com que uma empresa feche as portas por ameaças do ambiente externo, sendo a maior delas a concorrência.

Quais os benefícios do plano de marketing

Um documento contendo todos os objetivos, análises e estratégias detalhadas para as operações de marketing, é fundamental para o crescimento sustentável de qualquer organização. É possível crescer sem um plano de marketing? É claro que sim. A maioria das empresas começa dessa forma, inclusive. Contudo, chega em um estágio onde será inevitável ter um (e muito bem construído) para ter sucesso em diversas áreas. Em suma, um plano de marketing bem construído e implementado corretamente, pode trazer uma série de benefícios para uma empresa, sendo estes os principais:
• Clareza, foco e disciplina nos resultados;
• Melhorar o gerenciamento de recursos;
• Obter consistência e crescimento mais previsível;
• Adquirir novos clientes e aumentar o marketshare;
• Descobrir novos canais de relacionamento e vendas;
• Criar campanhas de vendas que realmente funcionam;
• Ficar atento às mudanças de mercado e reagir rapidamente;
• Evitar que a concorrência roube seus clientes;
• Compreender as necessidades dos clientes para criar novos produtos;
• Coletar dados para obter novos insights e inovar;
• Fidelizar clientes para aumentar o LTV e criar fãs da marca;
• Aumentar o reconhecimento da marca no mercado;
• Aumentar a motivação e engajamento dos colaboradores;
• Obter melhor alinhamento entre departamentos e diretoria.

Créditos: Agência de Marketing Digital –
Agência de Marketing Estratégico
Acesse o site desta empresa: https://athex.com.br/