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ATRIBUIÇÕES DO MARKETING

Se o objetivo do marketing é a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes, é preciso conhecer esses clientes para poder cumprir o objetivo. Portanto, o gestor de marketing começa obtendo informações.

Gerente de Marketing elaborar estratégias para aumentar a venda de produtos e serviços, realizando pesquisas de mercado para detectar as necessidades dos consumidores e elaborar projetos que visem satisfazê-las, aumentando o alcance e melhoria da imagem de algumas marcas, estabelecendo o público- alvo, sugerindo preços.

Portanto, a função de marketing engloba a tomada de decisões, a gestão de recursos, a coordenação de processos e a avaliação de resultados, como qualquer outra função empresarial. 

As decisões e ações específicas da função de marketing, que compõem o chamado composto de marketing, também conhecido como marketing mix ou os “quatro Ps”, referem-se a quatro variáveis: produto, preço, promoção e ponto de distribuição. 

As quatro grandes áreas de responsabilidade do gerente de marketing podem ser resumidas abaixo: 

1. Análise de marketing: analisar os riscos e as oportunidades de mercado; 
2. Planejamento de marketing: selecionar o mercado-alvo e as estratégias de marketing; 
3. Implementação de marketing: desenvolver o mix ou composto de marketing; 
4. Controle de marketing: avaliar os resultados das estratégias e dos programas. 

A administração de marketing é o conceito que resume a função do marketing e é entendida como o processo de planejamento, execução e controle das estratégias e táticas de marketing, visando otimizar os resultados para os clientes e os stakeholders da empresa. 

O planejamento de marketing é o meio de realização da responsabilidade estratégica do gerente de marketing. É a etapa inicial de todo o processo de administração de marketing, quando são definidos os objetivos de mercado e tomadas as decisões estratégicas, incluindo: 

• Análise de mercado; 
• Identificação de oportunidades e riscos; 
• Segmentação do mercado e seleção do mercado-alvo; 
• Objetivos de marketing; 
• Estratégia de diferenciação de produto; 
• Estratégia de preços, comunicação e distribuição; 
• Plano tático; 
• Orçamento de marketing; 
• Avaliação e controle.