© 2011 sergio

Na velocidade do varejo.

 

1231735_15008125

 

Dentre os grandes desafios do varejo estão:

• em como aumentar o valor de percepção do consumidor em relação ao produto sendo que essa percepção não seja o preço;
• de como se posicionar diante do novo formato dos pontos de vendas;
• e como se relacionar com o novas classes de consumidor.

Aproximando os eixos desta complexa relação comercial que acontece nos PDV’s, muito antes de compreender os elementos recorrentes destes desafios, e antes de tudo é preciso entender os personagens nesta engrenagem dos interesses do varejo, e sua relevância para cada etapa dos processos de execução do Trade Marketing.

Mas, quem é este personagem tão importante no tripé entre indústria, consumidores e pontos de vendas?

A verdadeiro papel do “trademarketing deve ser de levar soluções para a indústria ou ser “courrier” ao trazer soluções da indústria para o PDV?

De fato, os papéis se fundem numa provável relação de fundamentos da promoção no chão de loja,  nos comportamentos de compra do consumidor no ponto de venda e nas ações realizadas por estes”treidistas” acrobatas que o varejo reabilita em nome do marketing.

Na velocidade do varejo, digo, na preemência das “ações para ontem”, o Trade vai além do provável e ocupa na cadeia dos relacionamentos a importante parcela da execução e o valor das coisas, produtos, pessoas e no comportamento de compra.

Esta tal percepção de valor é mais elouquente, quanto necessária para o entendimento do verdadeiro papel do varejo: valorizar o produto pelo valor agregado do consumo.

Ainda que a pluralidade dos itens na gôndola pudessem disputar ofertas tão variadas, o processo de execução e as feramentas de promoção e merchandising tornam-se importantes aliados nesta corrida pelo venda de cada produto na gôndola.

Neste cenário das setorizações, do merchandising agressivo e entrelaces da concorrência, a velocidade das ações e os diferenciais promocionais para cada produto, percorrem uma tênue linha de sobrevivência e embate: o cliente sempre determinará a preferência pelos produtos e o preço um mero engambelo das opções.