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Comunicação 360°: midia de performance e a propaganda offline.

A propaganda e a publicidade moderna ainda “conversa” com os modelos convencionais de midia que ainda inspiram mais credibilidade no público quando comparados com os meios digitais contemporâneos. E isto é apenas uma ponta desta aliança entre tais modelos e suas convergências.

Segundo o blog https://agencia.vision/blog/marketing-online-e-offline, o relatório Book de Rádio 2018, da Kantar Ibope Media, apontou que 75% dos entrevistados consideram que os meios estabelecidos (jornais, revistas, emissoras de TV e rádio) oferecem notícias confiáveis. Essa porcentagem cai para 69% quando falamos de sites e aplicativos relacionados aos meios estabelecidos e para 40% para sites e aplicativos exclusivamente online.

Ao avaliar o artigo e os impactos que isto oferece aos targets de mercado e público, torna-se também visível as contraposições comparativas entre os modelos e a forma que os públicos absorvem nesta nova condição modal.

No novo modelo do MARKETING 5.0, onde clientes e produtos aproximam-se por uma osmose relacional a interação direta com a marca e os meios digitais podem estar em crescente uso, mas as relações interpessoais continuam sendo extremamente importantes na vida das pessoas. Isto por que clientes costumam preferirem marcas que aumentem além da credibilidade, experiências contumazes de fidelização, longevidade e prazer.

Por isso, campanhas que consigam promover um contato direto entre a marca e seus consumidores costumam trazer ótimos resultados em termos de reputação e proximidade com o público.

PDE’s ( pontos de experiência ), degustações nos PDV’s, meetups, workshops, entre outras ações são mais eficazes, satisfatórias e tangíveis. Sem dúvida esta interação com o real, torna o resultado mais sensorial, seletivo e mais compromissado com a marca.

Esta interação entre Marketing online e offline excede a “fantasia da propaganda”, aproxima o cliente ainda mais dos produtos que escolhe – co-criando num anverso entre o PERCEPTÍVEL e o INTANGÍVEL – e sendo muito mais que “consumir uma laranja, mas tb como comer o bagaço’… por si, justificando a celeridade da oferta e a convicção da compra em padrão colaborativo.

Desta forma quando falamos em padrão de escolha, queremos dizer tanto em relação à identidade visual, linguagem e mensagem da campanha quanto à qualidade da experiência oferecida aos clientes.

Assim, a utilização de modelo de comunicação 360°garante que cada campanha se bem planejada para qualquer mídia que escolher possa atingir seus diferentes públicos e objetivos, irradiando ainda mais suas possibilidades e resultados, outrassim a interação entre o produto e o shopper.

Concordamos que atuais alavancas de gestão web e seus gatilhos propostos destas midias de performance atropelam os limites naturais do modelo convencional dos planos de midias da propaganda offline oferecendo muito mais recall e assertividade de respostas e investimentos. Todavia, a associação entre os dois modelos tornará concomitante a dosagem da comunicação online tornando a experiência do “impegável” menos frustante na hora da escolha ou evitando desapontamentos decorrentes de compras realizadas pelo “patrocinado” ou compras por impulso – deste cross merchandising offline ou pelo re-marketing online.