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Da equação dos custos para equação do valor.

 

 

Cada vez mais a Marca própria ganha mais espaço na estratégia do varejo.

Há neste emblóglio de segunda marca uma tentativa do mercado em ampliar sua fatia de vendas desenvolvendo produtos competitivos e com valor agregado na rede de ofertas.

Porquê da marca própria?

  • Concentrar as marcas como uma estratégia capaz de reduzir os custos, o número de fornecedores e ter preços mais competitivos. Normalmente os itens de marca própria custam entre 10% e 30% menos que produtos semelhantes de marcas líderes.
  • Pesquisas realizadas em março revelam que 38,7% dos consumidores das classes A/B compram às vezes ou sempre produtos de marca própria nos supermercados. Para os consumidores das classes C e D/E, os porcentuais para essa mesma resposta são 30% e 22%, respectivamente.
  • As marcas próprias de varejistas chegam à quarta geração. Agora, são produtos que agregam benefícios, com valores ligados a sustentabilidade e a variedade de produtos – esta a principal aposta de categorias em expansão são as principais apostas dos varejistas para conquistar seus clientes, pela similaridade com as marcas líderes, mas com preço menor.
  • De fato, um dos fatores externos que influenciam esse cenário é a forte concorrência entre grandes cadeias de desconto e a onda de consolidação de varejistas e/ou atacadistas, que geram economias de escala, favorecendo o desenvolvimento de suas próprias linhas de produtos e serviços. Por consequência, o reconhecimento da importância da figura da marca própria para o negócio em geral fez com que houvesse um empenho no controle e melhoria contínuos da qualidade e entrega dos produtos e serviços oferecidos.  Naturalmente, estes produtos começaram a ganhar relevância no dia-a-dia da vida de seus consumidores, que, uma vez surpresos e satisfeitos com a experiência da marca própria passaram a ser mais e mais fiéis a esse hábito de compra.
  • Sem dúvida, o uso de ferramentas poderosas de branding, ou gestão de marca, tais como: segmentação inteligente do portfólio da marca em multi-categorias, nomes provocadores e inspiradores para sub-marcas, design sofisticado e inteligente para rótulos e embalagens, código de cores conveniente para diferentes estilos de vida (preço, qualidade, bem-estar e conveniência, ecológica, ética ou “fair” trade), estão sendo largamente utilizadas como pontos de melhoria constante da marca própria, e se encaixam provavelmente dentro valores pretendidos da marca Villefort.