© 2011 sergio

INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E EMPREENDEDORISMO.

 

37316_4391

 

Interação e cooperação

É contumaz que a interação e a cooperação entre os atores econômicos locais favorecem o processo de inovação e de difusão tecnológica entre as pequenas e médias empresas (PMEs). E é claro, através de suas redes informacionais. Formada por contatos pessoais e institucionais, podem ser de trocas, de comunicação ou social.

Nelas, os atores se relacionam, trocam experiências e conhecimentos e se comunicam, jamais tornando seus participantes excludentes.

Com efeito, tornam-se uma importante fonte de informações, reduzindo o grau de incerteza do ambiente, servindo como modelo, melhorando a capacidade de adaptação da empresa em um ambiente de constante mudança ou criando um contexto propício à inovação e interação dos diversos atores envolvidos. Uma informação tácita ou implícita em diferentes vínculos estabelecidos por um ponto de referência que é o empreendedor.

Uma hélice que converge interesses e aproxima conhecimentos entre as instituições de pesquisa, as universidades, órgãos governamentais ou consultorias e os clientes envolvidos.

Tornando as redes uma importante fonte de informações, idéias e comparações, melhorando a capacidade de adaptação das PMEs em um ambiente constante de mudanças. Esta importância, sugere que, entre as estratégias adotadas, os empreendedores devem se preocupar com a formação e manutenção de uma boa rede informacional e os organismos de apoio executarem ações que favoreçam a interação entre os empreendedores e a constituição de boas redes.

INFORMAÇÃO, CONHECIMENTO E EMPREENDEDORISMO:
Alimentando a dinâmica de inovação tecnológica

Necessidade de se distinguir idéia de uma oportunidade

Iniciativas em matéria de gestão da informação e do conhecimento, embora de grande importância, não são suficientes e devem ser acompanhadas por esforços sistêmicos no sentido de dinamizar os processos de criação, compartilhamento e registro do conhecimento no interior dos sistemas de inovação.Dentro deste prisma as últimas décadas no que diz respeito ás relações entre ciência, tecnologia e inovação, podemos citar a proximidade no tempo entre os avanços da ciência e os avanços tecnológicos, a velocidade do lançamento destas inovações, o notável crescimento dos investimentos empresariais, o desenvolvimento de