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Análise epistemológica do campo do empreendorismo

 

Fazer a coisa certa

“O ambiente de trabalho adequado é criado pela paixão e garante a atividade, a ousadia e a alegria. Assim como os produtos certos que recompensam seus donos, as empresas devem ter fãs, e não clientes. E um marketing anuncia vantagens, colocando a informação certa nas mãos certas. Desta forma, fazer a coisa certa requer fazer da maneira certa.(Guy Kawasaki. O jeito Macintosh: a arte da guerrilha no gerenciamento, pag. 9 e 10).

A análise de inúmeras publicações especializadas no campo do empreendorismo aponta para a diversidade de visões sobre aquele tema e seus atores envolvidos, mas garante o entendimento óbvio do empreendorismo como um fenônemo heterogêneo, complexo e multidimensional. Definir o campo do emprendedorismo como aquele que examina as atividades, características, efeitos sociais e econômicos e os métodos de suporte usados para facilitar a expressão da atividade empreendedora, é antes de tudo, compreender o seu universo dialético – sua crítica vocacional, seu conteúdo criativo, sua percepção as oportunidade ou o resultado do desenvolvimeto econômico com seus viés e contrapartidas.

Muitos estudos expandiram estes componentes multiplos – sob a ótica da economia, da sociologia, historiadores, psicólogos, especialistas de ciências do comportamento ou das ciências da gestão. Independente do seu avanço ou entendimento simplista que o assunto alcançou por sua notoriedade informal . Antes de tudo, deve-se considerar o desenvolvimento econômico como resultado da criação de novos emprrendimentos, numa associação clara á inovação, segundo <em>Schumpeter.</em>
Indo mais além, os atores empreendedores são contudos organizadores e semânticamente inovadores, imprevisívelmente calcados por um poder natural, que tem sua origem focada nas carcterísticas individuais e nos traços de cada empreendedor. Este fenônemo empreendorismo esta indicado por seus aspectos como as as habilidades requeridas, no aprendizado pessoal, organizacional e de comportamento. Um construto empreendedor totalmente inserido no contexto organizacional, na liderança e as características do mercado globalizado.