Estamos inseridos em um mundo globalizado onde as mudanças, as evoluções e as variações do mercado acontecem de uma forma que nem se quer percebemos. Uma organização para sobreviver e ter sucesso nesta época turbulenta deve buscar desenvolver políticas comerciais, de relacionamento e comunicação capazes de estabelecer suas vantagens competitivas frente ao mercado concorrente.
Agir contrariamente a este fluxo, é colocar o pé na desolação das administrações mal sucedidas.
Por um lado, alguns empresários e empreendedores enganam-se ao pensar que um Plano de Marketing seja um instrumento milagroso e que contém uma fórmula mágica para lidar com as dificuldades do mercado, mas sim serve como um guia com informações para auxiliar nas tomadas de decisões de Marketing e nas prováveis oscilações do ambiente, ajuda a visualizar um estado futuro e estabelecer alternativas para solucionar os possíveis problemas que virão a acontecer.
Outros, sequer entendem qual o papel do marketing em sua organização, ou nem sabem o que é um PLANO DE MARKETING.
E vamos combinar, empresários sem talento, tem com sobra neste mercado.
Inverossímil e sem culto as boas práticas, a administração que ignora o Marketing é como um VENDEDOR ultrapassado, que acredita apenas em sua persuasão comercial e que por si só, seu produto ou suas “brilhantes” soluções são capazes ao êxito, na briga pela sobrevivência nos mercados.
Aff! Como diz minha esposa – só Deus!
“O aumento da capacidade da empresa integrar todas atividades de marketing, minimizar os efeitos dos problemas, fazer com que não tenhamos medo de correr riscos, pois eles estarão calculados, etc. Mas não podemos esperar que Marketing nos forneça uma bola de cristal com todas as respostas prontas e obter sucesso. É muito importante pensarmos que nem todos os planos terminam bem sucedidos, muitos planos fracassam e nem sempre por culpa da administração ou do produto/ serviço que esta sendo comercializado e sim porque a análise e as informações apresentadas eram inadequadas e as metas não eram realistas impossibilitando seu sucesso”, segundo os principais especialistas em Marketing do Mercado.
A despeito desta condição, muitas vezes, entre outros problemas gerenciais, a falta de gestão em marketing pode estar impedindo ou adiando o sucesso da empresa.
Sinceramente, isto é uma falta o respeito e entendimento a priori, ignorar esta importância.
Percebemos diariamente que as pequenas empresas apresentam maiores dificuldades para conseguirem se manter e crescer no mercado, mas cabe aos seus administradores perceberem a importância de um Plano de Marketing e formular estratégias inteligentes e viáveis para atenderem determinados nichos de mercado, onde as grandes empresas não conseguem. Uma das maiores vantagens destas pequenas empresas é, em poder conhecer mais profundamente os seus consumidores e conseguir detectar mais rapidamente suas necessidades e transformá-los em oportunidades de negócios. O plano de marketing torna-se uma ferramenta muito importante para atender tais requisitos e sendo sim, viável para uma empresa de qualquer porte, basta adequar para realidade de cada ambiente.
É importante refletir sobre a situação atual da e empresa e conhecer o ambiente na qual ela esta inserida, pois facilitará na hora de propor ações estratégicas que visam transformar as ameaças em oportunidades e pontos fracos em pontos fortes.
Isto porquê, tudo é uma questão de como se vê: tudo chega a um fim.